Durante o desenvolvimento a criança adquire o conhecimento de forma não gradativa, podendo ocorrer avanços e retrocessos. Cada desenvolvimento é único e por isso é necessário respeitar o tempo e as necessidades que cada criança demanda. Toda adaptação é delicada durante o desenvolvimento infantil e na alfabetização isso se potencializa, em razão de ser o primeiro compromisso da criança para com a sociedade, afinal é a primeira regra imposta, tendo em vista que é preciso ter desempenho para ser alfabetizado e prosseguir para o próximo ano.
Naturalmente a criança se autoavalia, comparando-se aos demais e, no caso de dificuldade, os pais devem dar muita atenção e motivá-la. A forma de como a dificuldade da criança é conduzida impacta diretamente no intelecto e na personalidade, por isso não devem ser comparadas e sim respeitadas em suas limitações.
No caso de uma condução impositiva, a criança cria insegurança, ansiedade e timidez; já uma condução autoritária, pode gerar sentimento de necessidade de dar conta para ser aceito. Trazemos aqui algumas formas entre tantas. Sendo assim, em caso de dificuldade, exponha à criança as suas habilidades e qualidades, ressaltando que as dificuldades serão superadas. Motive sempre, porque é partir daí que a criança formará o seu intelecto para lidar com as situações quando adulta.
Texto elaborado por: Murillo Moreno Lopes, CRP: 145775/06
Psicobe Clínica Psicológica Infantil CRP: 7399J